Correio Popular Notícia



Governo investe em regularização fundiária em Mirante

Data da notícia: 13/06/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130613-241.jpg[/IMG] (Da Redação) O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Evandro Padovani, juntamente com prefeito de Mirante da Serra, Vitorino Cherque, chefe da unidade do Incra em Ji-Paraná, João Luiz Esteves, e outras autoridades, acompanharam o inicio dos trabalhos de vistoria no assentamento Padre Ezequiel, ocupado desde 1977 por 200 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
A área com seis mil hectares de terras produtivas pertencente a antiga fazenda Urupá, está dividida em 200 lotes de 30 hectares sendo que cada assentado pode ocupar 50% de cada lote. A outra parte da área é de preservação ambiental. O trabalho de vistoria deve estar concluído em 12 dias conforme explica João Luiz Esteves, cabendo ao Incra emitir os títulos definitivos.
O assentamento Padre Ezequiel, de acordo com próprios assentados, já foi palco de episódios violentos. No entanto, agora, depois de tantos anos de uma longa batalha jurídica, o governador Confúcio Moura, numa parceria com o Incra, cumpre o compromisso de regularizar de fato e de direito, titulando área e oferecendo tranquilidade às famílias que ali residem. Esse reconhecimento é unânime entre os lideres do MST.

PRODUÇÃO - Com uma cooperativa em fase final de organização e quatro associações, a produção ali, é alavancada pelas lavouras de arroz, milho, feijão, café, leite e hortaliças que tem mercado assegurado na sede do município de Mirante da Serra. Os assentados pleiteiam a implantação de uma agroindústria para beneficiar a produção de cacau. O chocolate poderá ser entregue nas escolas fazendo parte do PAA (Programa de Aquisição Alimentação).
O secretário Evandro Padovani prometeu acelerar os trabalhos no sentido de organizar essa agroindústria que conta também com o apoio da prefeitura de Mirante da Serra. Com a emissão dos títulos definitivos de suas áreas às famílias poderão contar com a implantação de posto de saúde, escolas e apoio tanto da prefeitura quanto do governo do Estado. Com informações José Luiz Alves ? Seagri assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1569 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.